Como criar abelhas - • IX. Captura de enxames

 l - Você também poderá aumentar o número de colmeias capturando enxames na natureza: em ocos de árvores, em buracos nas paredes, ou em forros de casas etc. No capítulo III, itens g,h,i, descrevi a captura de um enxame instalado num cupinzeiro. Você poderá usar o mesmo procedimento em caso semelhante. Observação: se o enxame estiver instalado em local de muito movimento certifique-se da ausência de pessoas ou animais num raio de 100 metros em torno do enxame a ser capturado. Evacue a área, se necessário, e coloque sentinelas para alertar eventuais transeuntes. Havendo casas em torno do local mande que se fechem portas e janelas, que seus ocupantes não saiam sem prévio aviso e animais sejam guardados em local seguro. Um descuido nesse ponto pode acarretar desatres irreparáveis.


 2 - Vejamos agora mais dois métodos:


 a) Caixa-isca. Trata-se de distribuir pela sua propriedade alguns núcleos (caixa que tem capacidade para apenas cinco quadros, em vez de dez, como o ninho), procurando de preferência locais elevados, como telhados, árvores etc. Tenho tido mais resultado usando o próprio ninho, do que o núcleo. O enxame, se for grande ou com capacidade de crescer rapidamente, rejeitará o núcleo por considerá-lo pequeno demais. - Nos quadros coloque apenas uma tira de 3 cm de cera alveolada. As abelhas, ao abandonarem o local primitivo, partem com muito mel ingerido e têm tendência a fabricar cera tão logo pousem na futura morada. Por isso, se encontrarem os quadros do ninho com favos já prontos ou com folhas inteiras de cera alveolada, rejeitarão o lugar por sentirem falta de espaço. -Esfregue erva-cidreira com um pouco de sal e açúcar dentro da caixa e nos quadros, para atrair as campeiras. Em breve notará abelhas em torno da caixa e em pouco tempo um enxame ocupando o lugar.


 b) As colmeias que vivem na natureza (em ocos de árvores, cupinzeiros etc, costumam enxamear com facilidade. Quando vir um enxame voando em alguma direção e queira capturá-lo, comece batendo em alguma lata, de modo a fazer um barulho estri-dente, e encaminhe-se para alguma caixa vazia que esteja por perto. O barulho atrairá a atenção das campeiras que, sentindo o cheiro da cera e erva cidreira na caixa, informará o enxame. Passe erva-cidreira e um pouco de sal e açúcar, se não tiver sido feito recentemente, e espere que algumas abelhas comecem a esvoaçar em torno da caixa para interromper o barulho com a lata.

Comentários

Postagens mais visitadas