Como criar abelhas - VIII . Multiplicação de enxames

I - Querendo, poderá reutilizar os favos velhos com crias, retirados das suas colmeias, para dar início a novos enxames.


 a) Ao retirar o favo, certifique-se de que a rainha não está pousada nele. Se estiver, devolva-a para a caixa com cuidado.


 b) Usando um borrifador (desses que são utilizados para borrifar flores, facilmente encontrados em qualquer floricultura), espalhe uma calda rala de açúcar, mel e essência de eucalipto sobre as abelhas aderentes no quadro que foi retirado.


 c) Repita a operação com os quadros que retirar de outras colmeias. A preocupação em tomar a calda aspergida levará as abelhas a não perceber o cheiro diferente dos diversos enxames reunidos ali. No final da limpeza, formarão um novo enxame.


 d) Complete o espaço vazio com quadros contendo cera alveolada e, se necessário, ofereça alimentação artificial.


 e) Será preciso uma rainha para essa colmeia. Produza suas próprias rainhas a partir do melhor enxame ou compre de apiários especializados. Se quiser produzi-las, procure fazer um curso de especialização nessa matéria.


 f) Faça essa operação - de construir um novo enxame - tendo já a rainha em mãos. Caso contrário, o procedimento deve ser o do item VI, 3,1.

Comentários

Postagens mais visitadas