Vídeo não pode ser exibido.

Novas formas de visualizar o blog:

sábado, 28 de março de 2009

Como criar abelhas - V Enxames, como e quando comprar

l - Escolhido e preparado o local, comprados os cavaletes, as caixas etc, chegou a hora de escolher o enxame. Se preferir comprá-lo, deverá, antes de fechar negócio, observar muito bem a colmeia. Certa vez um amigo meu perdeu seis enxames por não abrir as caixas para ver o estado interno delas. Vieram com traça e em pouco tempo morreram. A traça é um dos inimigos mais terríveis do enxame fraco. Um enxame forte nunca permite a entrada das mariposas da traça da cera. Se alguma de suas larvas penetra na colmeia, as abelhas agarram-na e jogam-na fora. Urna destas pequenas borboletas pode depositar milhares de ovinhos que infestarão os alvéolos, exalando um cheiro insuportável que espantará o enxame, obrigando-o a abandonar mel e crias à voracidade das larvas da traça. Por isso, antes de adquirir algum enxame, convém observar algumas características:


 a) O movimento de entrada e saída de abelhas no alvado indica se o enxame é fraco ou não. Pouco movimento, com poucas abelhas, mostra que se está diante de um enxame fraco.


 b) Veja a reação do enxame diante de três pancadas com os dedos na frente da caixa. Num en¬xame normal, isso provoca a saída de algumas abelhas para verificar o que está acontecendo. As abelhas num enxame fraco não aparecem no alvado.


 c) Aproxime o rosto do alvado e aspire o ar que de lá sai. Só aspire. Não solte o ar na entrada da colmeia para não irritar as abelhas. Se sentir cheiro de mel e pólen, cheiro agradável e perfumado, o enxame é bom. Entretanto, se o cheiro não for agradável, mas causar mal-estar, o enxame está com algum problema,


 d) Observada a colmeia e sentido o odor, agora vá ouvir o som provocado pelas abelhas. Quando o enxame é forte, há um alegre zumbido no ar. O som triste indica um enxame órfão (sem rainha), ou muito fraco e em vias de extinção.


 2 - Ao comprar, insista para abrir as colmeias… Nós apicultores costumamos fazer a seguinte afirmação: desconfie de quem está se desfazendo do apiário, porque se os enxames são bons não estariam à venda… E lógico, e pelo que tenho visto é preciso mesmo desconfiar. Por isso, insista para abrir as colmeias. Ao abri-las, observando as normas de manejo e segurança, preste atenção nestes pontos:


 a) A cor muito escura dos favos indica um enxame cujos quadros não foram trocados há pelo menos um ano. O acúmulo de propelis nos alvéolos impede a postura da rainha. Porém, se ela ali puser os ovos, as abelhas sairão muito pequenas, de índole agressiva e com pouca capacidade de transportar mel. Isso não desqualifica o enxame, mas obrigá-lo-á a trocar os favos do ninho logo que o instalar em seu apiário, acarretando demora na produção de mel. Prefira um enxame de favos novos.


 b) A postura da rainha deverá ser uniforme. Ou seja, ao retirar um quadro do centro, se encontrar um alvéolo operculado (tampado) e outro não, uma cria de alguns dias (pupa), um ovinho de um dia, tudo misturado, isso indica uma rainha velha, desordenada e com alguma dificuldade. O enxame bom tem a postura da rainha uniforme. Você vê o favo de crias totalmente operculado (fechado), vê outro só com crias de um dia, ou só com pupas.


 c) Verifique se não há a traça da cera, ou a borboleta dessa traça. Esse ponto é importante. Contou-me um colega que ele perdeu 200 enxames no Paraná por causa de um descuido com as traças.


 3 - Verifique em sua região qual é a época em que há maior quantidade de flores, pois de preferência os enxames devem ser comprados algumas semanas antes de iniciar a florada. Se fizer a compra após esse auge das flores, talvez tenha que alimentar algum enxame mais fraco e não terá mel tão cedo.


 4 - O estado material das caixas também é importante. Observe se há frestas, se a madeira não apodreceu, se as diferentes partes (fundo, ninho, melgueira, tampa) estão bem presas e não descolarão durante a viagem.


 5 - Verificado que o enxame é bom e feita a compra, leve a colmeia para seu apiário no mesmo dia, após o pôr do sol, para evitar que alguém possa mexer na colmeia e você levar algo diferente do que escolheu.


 6 - Prefira os enxames comprados a mais de 10 km do seu apiário. Se comprar de alguém muito perto terá que fazer dois transportes, em vez de um. Deverá levar suas colmeias para fora de um raio de 10 km de onde estavam, esperar uns 20 dias e só então conduzi-las ao seu apiário. As abelhas campeiras, logo que o sol nasce, partem para o trabalho sem observar a nova posição da colmeia. Elas agem como você, que ao sair de sua casa não observa se ela mudou de lugar… Estando num raio de 3 km, elas voltarão ao local onde primeiramente estava o enxame.


 7 - Consulte a Casa da Agricultura de sua cidade ou alguma das Associações de apicultores de seu Estado para saber onde comprar os enxames.

Nenhum comentário:

Blog do Demarchi Headline Animator