Como criar abelhas - IV. Material que você utilizará

1 - Em primeiro lugar vem a sua proteção. Macacão, máscaras, luvas e botas (brancas, de preferência) são indispensáveis. Estar bem protegido permitirá segurança ao lidar com as colmeias.


2 - Fumegador. Trata-se de um recipiente de metal tendo acoplado um fole, para produção de fumaça. A tampa do fumegador tem a forma de cúpula e um bico horizontal para dirigir a fumaça. Alguns fumegadores contam com um “bico de pato” para melhor dispersar a fumaça. Atenção: os itens l e 2 são indispensáveis para quem pretende lidar com abelhas. Sem eles, desaconselhamos qualquer tentativa de mexer nas colmeias. Há risco de vida. Algumas pessoas são extremamente sensíveis e apenas uma picada de abelha acarreta consequências graves. Normalmente 200 picadas em pessoas menos sensíveis poderão ser mortais.


3 — Consiga um formão de apicultor; falta poderá tornar o trabalho mais difícil. É con¬cebido para facilitar a abertura das colmeias e raspagem de própolis ou cera.


4 - Se quiser equipar-se do melhor modo possível, arranje também um saca-quadros. Esse ins-trumento facilita tirar os quadros de melgueiras ou ninhos.


5 - Utilize também uma escova de fibras naturais branca ou incolor (a cor preta irrita as abelhas). Ela será útil para “varrer” as abelhas dos favos ou de outros locais na colmeia. Essa escova é importante, leitor, pois no momento de fechar a colmeia você encontrará abelhas por todas as bordas da caixa (seja do ninho ou da melgueira). “Varrendo-as” para dentro da colmeia, evitará esmagá-las. Esse é o equipamento que será usado normalmente ao revisar as suas colmeias. Vejamos agora outros itens também necessários.


6 - Folhas de cera alveolada. A cera extraída dos favos poderá ser derretida e trocada por placas de cera impressas com o relevo dos alvéolos. A cera alveolada é utilíssima para facilitar a construção de favos regulares num tempo menor que o normalmente gasto pelas abelhas. Nas lojas de material de apicultura pode ser trocada sua cera bruta por cera alveolada.


7-O garfo desoperculador é um instrumento utilizado para retirar os opérculos dos favos. Opérculos são lâminas de cera com as quais é lacrado cada alvéolo cheio de mel. É cera de primeira qualidade. As abelhas, após desidratarem o mel, tampam cada um dos alvéolos, impedindo, assim, que em contato com o ar ele fermente.


8 - Quando for extrair seu mel pela primeira vez, vai sentir a falta de um aparelho para tal. O método antigo consistia em esmagar os favos. Ocorria com isso a destruição dos mesmos, impedindo sua reutilização. A partir do século passado foi desenvolvido um processo para extrair, o mel utilizando a força centrífuga. A máquina utilizada para essa finalidade passou a chamar-se centrífuga. Com seu emprego, os favos podem ser reutilizados após extrair o mel. Outros instrumentos como enxadas, facões, facas etc, eventualmente serão necessários caso queira capturar algum enxame instalado em cupins, ocos de árvores etc.

Comentários

Postagens mais visitadas