Como criar abelhas - II. Como e o que instalar


1 - Escolha um tipo de caixa que lhe permita, com facilidade, adquirir peças de reposição. Atualmente está muito difundida a colmeia Standart ou Langstroth. Mas imagine sua dificuldade se estiver utilizando colmeias Schenk e na sua região você só encontrar material para colmeia Standart.


2 - Coloque as caixas meio metro acima do chão. Você poderá usar cavaletes de madeira, ferro, ou suportes de tijolos. Assim, protegerá suas colmeias da umidade e do ataque de predadores.


3 - Utilize uma proteção especial contra formigas. Existem cavaletes à venda no mercado, os quais já possuem essa proteção.


4 - Se você não tem experiência, comece com cinco colmeias no máximo, aumentando, depois, pouco a pouco. Mais abaixo vou mostrar como produzir outros enxames, a partir dos cinco iniciais.


5 - A caixa deve estar com o alvado (buraco de entrada ou saída das abelhas) voltado para o nascer do sol, segundo alguns apicultores, e para o Norte, segundo outros. Os primeiros argumentam que é para as abelhas, aos primeiros sinais do nascer do sol, já começarem a trabalhar, enquanto os outros sustentam que os favos são construídos na direção Norte-Sul; orientando a caixa de Leste-Oeste, os favos, segundo eles sairão tortos. Deixo à sua escolha. Tenho experimentado ambos os métodos e observado que a escolha depende muito dos enxames adquiridos e da configuração do terreno.

Comentários

Postagens mais visitadas