Como criar abelhas em 11 passos • XI. Introdução de rainhas

 l - Muitos especialistas recomendam trocar as rainhas a cada ano. Veja se essa opção lhe agrada. Recomendo que pelo menos de dois em dois anos você troque as rainhas. Para isso, ou no caso de criar algum enxame (como indicado no item VIII, 1), é bom conhecer como introduzir a nova rainha.


 a) Poderá, se quiser, seguir o método de Dom Amaro Van Emeelen, cujo pitoresco me leva a transcrevê-lo neste item: “O autor tem experimentado este método simplifïcando-o, e com muito bom resultado. Enchia um copo de mel, no qual, depois de abrir a colmeia, mergulhava rapidamente a abelha mestra e, sem mais, despejava o conteúdo por cima dos quadros, indo a rainha toda emelada cair no meio das habitantes da colmeia, suas futuras súditas. Fechava a colmeia mas não o alvado, e deixava correr o marfim”1. Esse método funciona bem desde que a colmeia esteja sem rainha por mais de 48 horas.


 b) A rainha poderá ser introduzida na colmeia usando a própria “gaiola” onde ela foi transportada ao ser comprada. Em dois ou três dias as abelhas roerão a pasta de açúcar cândi que tapa a saída, libertando a rainha. Para isso, retire um favo com crias e instale a “gaiola” na travessa de baixo do quadro, de modo a permitir fácil acesso para as abelhas libertarem a rainha.


 c) O Setor de Genética da Universidade do Estado de São Paulo indica outro método com 100% de aceitação pelas abelhas. - deixar o enxame órfão de 24 a 48 hs. - Preparar uma gaiolinha feita com tela de arame tendo 10 cm de comprimento por 10 cm de largura e 1,5 cm de altura. Encaixar a parte aberta em algum favo sem cria, no centro da colmeia, prendendo, em seu interior, a rainha com sua corte . - deixar a gaiolinha por um prazo de uma semana, findo o qual deve ser retirada.


 NOTA____________________ l. D. Amaro van Emeelen, Cartilha do Apicultor Brasileiro, Ed. Chácaras e Quintais, São Paulo, pp. 416.


 Leitor, este ROTEIRO PARA PRINCIPIANTES não esgota o tema. Procure ler mais sobre o assunto, e, como já disse, converse com apicultores, tome algumas aulas sobre o tema. Sobretudo pratique a apicultura e descubra, você mesmo, os segredos do reino maravilhoso das abelhas.

Comentários

Postagens mais visitadas