Como criar abelhas em 11 passos - l. Localização


1 - Verifique se o local em que você pretende instalar as suas abelhas tem flores durante o ano todo. Isso é fundamental, pois para cada quilo de mel produzido as abelhas precisam visitar de 500 mil a 2 milhões de flores!


2 - Instale o apiário a pelo menos 300 metros de distância de casas, estábulos, chiqueiros e caminhos que são transitados frequentemente.


3 - O local deve ter água corrente e fresca perto das colmeias pois as abelhas também tomam água e a utilizam, em dias muito quentes, para refrescar a colmeia.


4 - Evite locais próximos a usinas de açúcar. As abelhas recolhendo o melaço produzirão um mel de baixa qualidade, enjoativo e que engorda muito (embora seja muito bom para anêmicos devido ao alto teor de ferro).


5 - Deve-se evitar também a proximidade de fábrica de doces, pois além de causar transtornos aos empregados, você terá um mel semelhante ao de cana-de-açúcar.


6 - Proteja suas colmeias do vento sul, instalando-as atrás de paraventos naturais como morros ou matas.


7 - Suas colmeias poderão ser colocadas debaixo da sombra de árvores ou expostas diretamente ao sol. Os apicultores discutem qual das duas alternativas é a melhor. Na experiência concreta você poderá decidir qual método é o mais indicado para sua região.


8 - Se o local que você escolheu tem muitos morros, coloque as colmeias no sopé e não no topo. Você com isso evitará o desgaste de a abelha ter que subir carregada de pólen, néctar, água ou propelis até a colmeia. É mais fácil ela descer carregada do que subir.


9 - É importante manter o local limpo de mato. O ideal é plantar grama rasteira onde for fixar as colmeias. Evitará ter que fazer roçadas constantes e impedirá que cobras ali se escondam.


10 - Tenha uma estrada que lhe facilite o acesso de carro ou jipe até o apiário, para quando for tirar o mel ou fazer as vistorias de rotina.

Comentários

Postagens mais visitadas