Biotecnologia Ciência&Desenvolvimento: Abelha e Manga

BioNotícias
Pesquisa aborda a influência das abelhas e outros insetos na produtividade da mangueira
Data: 20/6/2008
Fonte: EMBRAPA
Arnaldo Carvalho
Pesquisa aborda a influência das abelhas e outros insetos na produtividade da mangueira

O Dia de Campo na TV desta semana vai abordar o tema "Abelhas no agronegócio da manga". O programa será exibido sexta-feira ( 20) pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h, com reapresentação no domingo (22), pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).

A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Semi-Árido (Petrolina – PE), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O programa vai contar com a presença da pesquisadora Lúcia Helena Piedade Kiill, da Embrapa Semi-Árido, que coordenou o projeto “Diagnóstico de polinizadores no Vale do São Francisco”, com recursos do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Polinização

Insetos, como abelhas e moscas, têm participação importante nas elevadas produtividades registradas na cultura da manga, no Pólo de Irrigação de Juazeiro-BA/Petrolina-PE. Voando de planta em planta, por quase todo o dia, eles realizam um serviço único e primordial: a intensa polinização das flores que vão evoluir para se transformarem em frutos. A quantidade e a qualidade deles nos pomares são influenciadas pelas atividades dos insetos.

A manga está entre as três frutíferas mais exportadas pelo Brasil. A cadeia produtiva dessa cultura gera milhares de empregos e milhares de dólares, tem muito do seu vigor associado à polinização dos pomares por parte de abelhas, vespas e moscas.

Segundo Lúcia Kiil, as sofisticadas e modernas técnicas gerenciais e de produção usadas nos pomares comerciais da fruta no Submédio São Francisco não dispensam a providencial atividade desses insetos para a obtenção de melhores produtividades.

Exportação

O Vale do São Francisco produz 93% do total da manga exportada pelo Brasil. Em 2007, 23,3 mil hectares do Vale estavam ocupados com a cultura, dos quais 19,4 mil em produção. Outros 12,1 mil eram destinados à uva, sendo 9,9 mil em produção.

Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Como sintonizar o programa:
Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:
Embrapa Semi-Árido
Marcelino Ribeiro (1127 DRT-BA)
Contatos: (87) 3862-1711
marcelrn@cpatsa.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br
Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)
Telefone: (61) 3448-44590
E-mail: macau@sct.embrapa.br

Biotecnologia Ciência&Desenvolvimento.

Comentários

Postagens mais visitadas